Técnica: Porcelana moldada, modelada e aplicada; pintura a esmalte monocromo; douragem
Dimensões (cm): Comp. 33,3 x Alt. 26 x Larg. 21,9
Descrição: Terrina com tampa e travessa em porcelana decorada com esmalte amarelo e douragem sobre o vidrado. O corpo ovóide, de pé anelar oval, é cintado no arranque do bojo e forma ombro pronunciado de onde arrancam duas asas com uma primeira dobra a 90º. ambas truncadas, com as extremidade inferior relevada e aplicada no bojo. O bordo, ligeiramente lobado, tem virola contramoldada e saliente; A decoração tem os campos definidos por filete dourado.
A tampa tem um ombro contramoldado com uma pequena aba junto ao bordo e centro elevado, sobre o qual se ergue o botão em forma de corola de flor em vulto perfeito, rodeada na base por folhas moldadas em relevo.
A travessa é contramoldada, sobreelevada ao centro onde forma uma plataforma com encaixe reentrante para a terrina, com c. 1cm de profundidade. Prolonga-se nos topos para formar pegas em chaveta, onduladas. É recortada em lobos e ligeiramente elevada junto ao bordo. O tardoz revela a forma contramoldada da travessa, com um interessante frete, largo e arredondado que rodeia a base reentrante.
Decoração do corpo: a barra decorativa preenche o topo superior da terrina. Sobre fundo branco, uma grinalda estilizada de semi-enrolamentos de folhagem é dada a ouro. O restante espaço da barra é preenchido a esmalte amarelo sobre vidrado. Ao centro de cada um dos lados, um meio arco recortado em lobos interrompe a faixa e enquadra o medalhão central, formado por cruz latina cujos braços terminam numa pérola, a ouro. A cruz sobrepõe-se a um pavilhão quadrado de lados reentrantes, dado a tracejado a ouro. Ao centro, um duplo círculo amarelo e dourado, onde se inscreve o monograma CJPB (Carlota Joaquina Princesa do Brasil). As pegas têm os terminais em forma de folha de acanto, relevada, com limites realçados a ouro. A base apresenta um filete dourado que realça o pé anelar. O tardoz foi deixado em branco.
Decoração da tampa: filete de ouro brunido junto ao bordo, seguido da barra com uma grinalda estilizada de semi-enrolamentos de folhagem, dada a ouro sobre fundo branco; o restante espaço da barra é preenchido a esmalte amarelo sobre vidrado.
Decoração da travessa: a barra decorativa com uma grinalda estilizada de semi-enrolamentos de folhagem é dada a ouro sobre fundo branco; o restante espaço da barra é preenchido a esmalte amarelo sobre vidrado. Ocupa a parede do covo, extravasa ligeiramente para a aba e para o fundo da travessa. Sobre as pegas, duas flores estilizadas e afrontadas. Delimitando a barra e sobre o bordo da travessa foi dado um filete a ouro, tal como sobre o bordo do encaixe, ao centro.
Tardoz deixado em branco e quase integralmente vidrado, à excepção do frete.
Origem/Historial: Este serviço pertenceu ao Real Paço do Ramalhão, Sintra. Foi requisitado por D. Maria Pia para seu uso depois da morte de D. Luis I (1889).
APNA, Cx. 10.2.2, "Relação das peças do serviço de louça branca e dourada com as iniciais C.P.J.B.", s.d.
« Lote 2º.
Louça branca e dourada, com as iniciais C.P.J.B. (sic)
______________________________________________________________
Quantidades Disignação das peças Observações
______________________________________________________________
2 Manteigueiras com tampa
8 Pratos sopeiros
14 Pratos de entrada quadrados
4 Pratos cobertos
3 Pratos piquenos redondos
3 Terrinas com tampa grandes
4 Terrinas sem tampa piquenas
4 Tampas avulso de pratos cobertos *
29 Pratos travessos diferentes tamanhos
__________________________________ ».
* esta linha tem as palavras rasuradas.
O serviço tem actualmente 144 peças.
As peças seguintes estão em depósito no Palácio Nacional de Queluz, desde 13.12.1984:
Travessa, inv. 23952; 2 Pratos cobertos, inv. 23994, 23996 e 2 Pratos quadrados, inv. 23989, 23991.
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: Inglaterra, Worcester
Bibliografia
REIS, Ana Batalha - Porcelana Europeia. Reservas do Palácio Nacional da Ajuda. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987
FERRO, Inês e FLORES, Ana (coords.). Inventário do Palácio de Queluz. Colecção de Cerâmica. Instituto Português do Património Arquitectónico. 2000
Exposições
Porcelana Europeia, Reservas do Palácio Nacional da Ajuda, Fundação Calouste Gulbenkian-Palácio Nacional da Ajuda, 1987