Técnica: Porcelana moldada do natural; modelada; aplicada.
Dimensões (cm): Comp. 29,2 x Alt. 4,5 x Larg. 23,3
Descrição: Prato apresentador para doces ou frutos em porcelana. Em forma de 3 folhas de videira sobrepostas, com suas nervuras e gavinhas, de cariz naturalista, com asa em forma de pequeno tronco de videira. Frete anelar cordiforme, em porcelana aplicada. Sem decoração.
Origem/Historial: Estas parras pertencem actualmente ao Palácio Nacional da Ajuda, desconhecendo-se a sua transferência que, possivelmente, terá ocorrido ainda durante o período da monarquia. Propomos a sua identificação com aquelas que são mencionadas no inventário de Queluz de 1763 [IANTT, Mf. 0078, "Inventário de todos os bens móveis q o serenissimo Senhor Infante D. Pedro tem no seo real Passo de Queluz 1763" fl. 79: "goarnese o mesmo Docer sobre a toalha, alem de outras miudezas mais, com Folhas de Parras que o serem todas brancas lhes dá maior prefeição que a que se pode imaginar, (...)". A descrição completa do Dessert é feita nos fls. 97 e 98. O documento original pertence à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e a sua cópia existe na TT , ao abrigo do projecto Reencontro (IAN/TT - BNRJ).
Incorporação: Casa Real
Bibliografia
GODINHO, Isabel da Silveira, (dir. e coord.) A Baixela de Sua Majestade Fidelíssima. Uma Obra de François Thomas Germain. Lisboa: IPPAR / Palácio Nacional da Ajuda, 2002
Wiener Porzellan 1718-1864, catálogo de Exposição, Viena: Österreichisches Museum für Angewandte Kunst, 1971