Jarro / Serviço de Toucador
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 45914
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro / Gravador)
-
Datação: 1894/1895
-
-
Técnica: Vidro soprado (soprado para molde?). Gravado e dourado.
-
Dimensões (cm): Alt. 34 x Diâm. 57 (bojo)
-
Descrição: Jarro de base circular, elevada; corpo bojudo, estreitando no colo; bocal contracurvado em forma de trevo, abrindo ligeiramente para fora; asa em forma de orelha. Vidro transparente incolor.
Ao centro do bojo, do lado oposto ao da asa, encontra-se o monograma da rainha D. Maria Pia, gravado e dourado, encimado por coroa real.
Etiqueta com número de Arrolamento e a indicação no colo.
-
-
Origem/Historial: Segundo o Arrolamento Judicial do Paço da Ajuda, este conjunto encontrava-se no Toucador da Rainha, piso térreo, tal como confirmado pelo Sr. Pedro Moura Dias, particular da rainha presente na inventariação judicial. Está descrito como: "Serviço de lavatório, de cristal liso, com os fundos lapidados em forma de estrela, composto de:Uma bacia(...), Jarro( ...) com a boca em forma de 8. Ambos os objectos com o monograma da Senhora Dona Maria Pia, encimado por uma corôa, gravados e dourados=Buceta grande com tampa, tendo esta o mesmo monogramma(...) tendo dentro algum pó de arroz e uma borla de arminho para o pôr. = Garrafa e copo, ambos com o mesmo monogramma(...).= Buceta ou boião de cristal com tampa, tendo n'este o mesmo monogramma(...).= Tampa de cristal, alta com um orifício ao centro, para se lhe pregar, digo, lhe pegar, e o mesmo monogramma(...), que deve ter servido para cobrir a cápsula das esponjas.= Caixa de cristal com tampa, tendo n'esta o mesmo monogramma (...) servindo para escovas de unhas.= Caixa de cristal com tampa, tendo n'esta o mesmo monogramma (...)serve para sabonetes e tem a parte inferior partida, conservando dentro a parte que lhe falta.= Dois frascos de cristal, tendo d'um lado o mesmo monogramma(...).= Dois frascos de cristal iguais, tendo cada um o mesmo monogramma, um delles com alguma agoa de colonia, ainda(...)."
Originalmente o serviço era composto por 13 peças. Foram detetadas 11.
Foi detetada uma fatura dos armazéns Escalier de Cristal em Paris, datada de 17 de Janeiro de 1895, com a seguinte descrição:
"Pot à eau cristal uni, forme casque, / gravure gris 160
1 Cuvette Victoria " 300
1 Bol à éponge " 90
1 Boite à brosses " 85
1 Boite à savon " 70
1 Boite à poudre " 50
1 Pot à pâte " 40
1 Carafe marme et gobelet recouv. " 70
2 Flacon carrés bouchon recouv. " 65 / 130
2 " " " pluspetits 60/ 120
1 Grand chiffre M.P. enlacé f ??? et couronne royale gravé doré ?? le ? à eau 45
1 " fl cuvette 60
11 " fl les autres pièces 10 / 110
1 Flacon carré cristal unis bouchons ? decouvrant toile dessous avec chiff. " 30"
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: França
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 3, 1911