Vitral
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 48926
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Desconhecido (Vitralista)
-
Datação: 1809
-
Suporte: Chumbo
-
-
Dimensões (cm): Alt. 28 x Larg. 23,5
-
Descrição: Vitral; vidro colorido verde e azul, vidro de duas camadas, incolor e vermelho, e pintura a grisalha, amarelo de prata, sanguínea e esmalte verde. Painel de formato rectangular com representação figurativa de cavaleiro com traje que se assemelha ao da guarda suíça do Vaticano, envergando armadura, espada e alabarda, chapéu de plumas e escudo heráldica. O escudo, de ornatos dourados, apresenta as letras M.M. entrelaçadas, a preto, tendo na parte superior uma cruz de quatro braços (Cruz de Lorena), e dentro, uma de dois (Cruz Grega). Na base do vitral está a inscrição a preto, em alemão, sobre uma filactera : "HANZ * FROM * IIII * LU * MDXXXIX"
-
-
Origem/Historial: De acordo com o Arrolamento Judicial a peça encontrava-se no Atelier de pintura, e foi arrolado sob a verba U''147. Descrição: "Outro medalhão ou vitral, engastado em estanho, representando um guerreiro, com armadura espada e alabarda, chapéu de plumas, perto d'uma janela, e ao pé um escudo de ornatos dourados, com dois M.M. entrelaçados, em sentido contrário, pretos, tendo na parte superior uma cruz de quatro braços, e dentro, uma de dois, e no fundo uma legenda em alemão, e uma data (...)"
Trata-se de um "painel de vitral do século XIX que retrata um cavaleiro suíço, assemelhando-se à produção suíça do período renascentista, como o painel de vitral PNP2860, um painel heráldico com o brasão de armas de Niedersimmental, datado do século XVII".
O renascimento do vitral pré-moderno manifestou-se também no florescente mercado de arte de objectos de vidro e vitrais desde o século XVIII até ao final do século XIX, com a compra de muitos painéis de vitrais por coleccionadores particulares ou instituições. Um exemplo desta tendência é a coleção privada de D. Fernando II situada no Palácio Nacional da Pena.
O entusiasmo por esta arte foi também transferido para a criação de painéis de vitral com o objetivo de
retratar e copiar o estilo e as técnicas do período Pré-Moderno (Machado 2018)
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Alemanha ou Suiça
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 8, 1912
- https://www.researchgate.net/publication/330344776_Historical_Stained_Glass_Painting_Techniques_-_Technology_and_preservation