Descrição: Composição oval com figuras alegóricas que serviu de estudo ao medalhão central do teto da Sala do Trono do Palácio de Mafra. Segundo Cirilo Volkmar Machado, autor do estudo, estes anjos representam "a mais Alta Providencia [que] manda a coroa e o cetro ao Augusto Possessor do Trono”. Num céu com nuvens surge, ao centro, um turbilhão de querubins e anjos que portam grinaldas e corbeilles de flores. Um dos querubins, de costas, enverga uma veste azul e aponta para um segundo grupo, na periferia do medalhão, centrado numa figura feminina. Esta, sentada numa nuvem, traja uma túnica branca e manto rosa, e encontra-se acompanhada por anjos tenentes. O autor descreve a composição como sendo: “a Providencia Regia [que] manda distribuir os competentes prémios aos grandes, aos sábios, a ministros, militares, e eclesiásticos beneméritos”. Na base estão duas figuras alegóricas aladas. Ao lado direito da Providência Régia estão três figuras: uma enverga uma túnica verde, segura numa trompete e dialoga com outra, trajada com túnica azul, que segura um leme. Por fim encontra-se um homem idoso, que parece segurar uma chave. Lateralmente encontra-se outro grupo, neste caso um homem com a sua mão esquerda posta ao peito e erguendo a outra dirigindo o seu olhar ao grupo central. É ladeado por uma figura feminina que segura uma criança e por um outro homem, idoso, de mãos postas em jeito de oração. Um pouco mais afastado está um grupo de quatro frades franciscanos, também em veneração à “mais Alta Providência” aludida no motivo central. Na periferia oposta ao grupo da Providência Régia observa-se um outro grupo de anjos e diversas figuras, de onde se destaca a representação de um pintor que, na mão direita, tem uma paleta e, com a esquerda ampara uma tela (que na versão definitiva, no teto, retrata o Príncipe Regente D. João).
Origem/Historial: O estudo para a pintura mural do teto da Sala do Trono, também conhecida como Sala das Audiências ou do Dossel, cujo desenvolvimento integra uma campanha de pintura decorativa encomendada pelo Príncipe Regente, futuro D. João VI, com início em 1796. Nesta sala os trabalhos foram dirigidos por Cirilo Volkmar Machado, contando com a participação ativa de outros pintores, como Manuel Piolti, Domingos António Sequeira, Joze António Narciso, Archangelo Fosquini, Anacleto José Narciso, Euzebio de Oliveira, José Francisco, entre outros; sendo a pintura realizada após 1808, considerando que Cirilo V. Machado refere a proteção do anjo tutelar do reino, "Acção que felizmente vimos realizada desde fim de Novembro de 1807, até agora...".
A obra foi adquirida em 1868 à família de António da Silva Oeirense (1797-1868), pintor retratista, litógrafo, autor da “Coleção de Gravuras dos Retratos dos Liberais de 1820”, académico da Academia Real de Belas Artes de Lisboa de que foi Director Honorário (1837), Lente de Gravura e Desenho Histórico da Academia Portuense de Belas Artes e renomado colecionador de arte.
Incorporação: Depósito do MNAA
Bibliografia
MIRANDA, Rita; A Pintura Mural da Sala do Trono do Palácio Nacional de Mafra [consultado a 26.12.2018: https://www.academia.edu]
MACHADO, Cirilo Volkmar, Apontamentos e desenhos diversos do Real Convento de Mafra - rezumidos (sic) da História de Arte de todos os autores que tem falado dela em todos os idiomas. Academia Nacional de Belas Artes, gaveta 14, maço s/n