Descrição: Frontal de altar de inspiração oriental em faiança policroma. Sanefa com cariátide ao centro e decoração vegetalista, com franjas pendentes. Sebastos igualmente com decoração vegetalista e franjas de ambos os lados. Pano inteiro em que figuram dois pares de pavões afrontados e pequenos pássaros pousados em árvores com flores. Na fiada inferior figuram caracóis e na base elefantes, corças e leões.
Origem/Historial: Em Portugal, remonta aos finais do século XV a aplicação de azulejos nas frentes das mesas de altar, prática que se tornou recorrente no século XVII.
Incorporação: Por despacho de 4/4/2005 da D.G.P. afectação ao Instituto Português do Património Cultural, destinando-se a integrar o acervo do Museu Nacional do Azulejo. Formalização por auto de 8 /9/de 2005 (26-LFB-F-52) celebrado entre D.G.P/Ministério das finanças e Instituto Português de Museus. Comunicada esta incorporação por oficio do IPM de 5/9/2005 (nº.4153).
Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal
Bibliografia
A Influência Oriental na Cerâmica Portuguesa do séc. XVII, catálogo de exposição. Milão: ELECTA-Lisboa 94, 1994
SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVII, 1º vol.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971
SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVII, 2º vol.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971
"Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII", Catálogo da exposição temporária no MNAz, Edição Babel e MNAz, 2012.
Exposições
"Um Gosto Português. O Uso do Azulejo no Século XVII"