Touro Hindu / Nandi
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 1655
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Metal fundido
-
Dimensões (cm): Alt. 19 x Larg. 19 x Prof. 8
-
Descrição: Escultura representando um touro sagrado da tradição hindu. Sobre uma base retangular, na face da qual se encontram as legendas "Coll: Schlagintiveit" e "Hindu Bull from Benáres", encontra-se um touro deitado, com a pata direita ligeiramente sobressaída, adornado com um colar de guisos e um teliz retangular com desenhos geométricos.
-
-
Origem/Historial: Reprodução de um original pertencente à coleção Schlagintiveit. Hermann Rudolph Alfred von Schlagintweit-Sakünlünski (1826-1882), foi um explorador alemão da Ásia Central, tendo partido em expedição, em 1854, sob a recomendação de Alexander von Humboldt. Sob patrocínio da Companhia das Índias Orientais realizou investigações científicas no planalto de Deccan (Índia), nas montanhas Himalaia, Karakoram e Kunlun (Tibete), bem como no Nepal, onde recolheu diversos objetos artísticos. Regressado à Europa, em 1858, instalou-se na cidade de Munique e no castelo de Jägersburg, perto de Forchheim (Alemanha) a partir de onde publicou os resultados da missão científica e divulgou a sua coleção.
Segundo a tradição religiosa hindu, este touro, designado por Nandi, serve de guardião, montada, camareiro e músico do deus Shiva e de Parvati. A relação com Shiva é de tal forma profunda que esta deidade usa como adorno na testa o emblema de Nandi, uma lua crescente.
-
Incorporação: Casa Real. Paço de Mafra
-