Recorte de jornal
-
Museu: Museu Nacional do Traje
-
Nº de Inventário: 7381
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
Desconhecido
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: Papel impresso.
-
Dimensões (cm): Alt. 57,9 x Larg. 19,6
-
Descrição: Recorte de jornal norte-americano com vários artigos, onde se destaca um assinado por Patricia B. Wilson acerca da arte da silhueta e de Eveline von Maydell. A página inclui a reprodução de duas silhuetas da autoria da baronesa: "Mrs. Maxim Karolik with her siamese cat" e "Maxim Karolik".
-
-
Origem/Historial: Pertence ao legado de Eveline von Maydell, entregue em 1963 ao Museu Nacional dos Coches por sua irmã e testamenteira, Ilse Joana Frank.
A Baronesa Eveline von Maydell, nascida Eveline Frank em Teerão em 19 de Maio de 1890, foi uma artista de silhuetas de origem alemã e estónia. Passou a sua infância e adolescência no Báltico, tendo vindo a casar com o Barão Guido von Maydell, da Polónia, país onde viveu até 1918. Após a I Grande Guerra, refugiou-se primeiro na Alemanha e depois nos EUA, tendo-se naturalizado cidadã americana.
Desde cedo foi orientada para os estudos artísticos, estudando desenho e frequentando depois a Escola de Artes de Riga e a Escola Imperial de Belas Artes de São Petersburgo. Dedicou-se à criação de silhuetas recortadas ainda na Europa e continuou sempre a cultivar esta arte, apresentando inúmeras exposições nos EUA e na Europa, incluindo em Portugal em 1953 e 1954. Tendo dedicado a Portugal uma importante parte da sua obra, morre em Sintra em 24 de Dezembro de 1962.
-
Incorporação: Museu Nacional dos Coches
-