Amuleto
-
Museu: Museu Nacional de Arqueologia
-
Nº de Inventário: E 2405
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Ritual
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: Chapa recortada. Decoração gravada.
-
Dimensões (cm): Alt. 7,9 x Larg. 5,6 - 6,6
-
Descrição: Amuleto em prata.
Constitui uma chapa recortada em forma de poliédro. No topo tem uma argola fixa para suspensão.
Numa das faces apresenta-se liso e, noutra ostenta decoração gravada que consta da cercadura em torno do bordo, um motivo de pentalfa gravado por baixo da argola e quatro linhas de escrita separadas por linhas ponteadas.
-
-
Origem/Historial: É um dos amuletos adquiridos por Leite de Vasconcellos no Cairo em 17 de Agosto de 1909, aquando da sua deslocação ao Egipto para participar no Congresso Arqueológico na qualidade do representante do Governo Português na altura.
Do conjunto de "cinco" adquiridos, segundo o registo textual no Livro de Entradas ou talvez ? seis E 2400-2405, exemplares diferentes, destinados para ilustrar a secção de "superstições", conserva-se actualmente apenas dois, nomeadamente o em apreço E 2405 e E 2401.
Este amuleto é particularmente rico em simbologia que encerra.
Em primeiro lugar, a sua forma de poliedro poderá ser interpretada como uma estilização extrema de "khamsa", símbolo de protecção de origem pré-islâmica que o Islão assimilou e largamente difundiu como "mão de Fátima".
O símbolo de pentalfa que ostenta no topo é, entre os Árabes designado como "khatum Sulayman" ou seja "anel de Salomão", sendo-lhe atribuído poder propiciatório. Figura em diversos objectos do uso quotidiano, amuletos ou até estelas funerárias. Às vezes é acompanhado de versículos do Alcorão como acontece precisamente neste exemplar que inclui a "basmala" ou seja a evocação "Em nome de Deus...".
Assim todos os elementos constitutivos, designadamente a forma, o motivo ornamental e o próprio texto da inscrição conjugam-se para lhe conceder um significado muito rico e complexo.
Estudo da peça: Eva - Maria von Kemnitz
-
Incorporação: Adquirido por Leite de Vasconcellos no Cairo em 1909
-
Bibliografia
- AQUISIÇÕES. O Arqueólogo Português, vol. XVI. Lisboa: Imprensa Nacional, 1911
- CHEVALIER, J.; GHEERBRANDT, A. - Dictionnaire des Symboles. Paris: Éditions Seghers, 1973
- LIVRO de Entradas do M.N.A., ms, Vol. I
- MACHADO, João L. Saavedra - Subsídios para a História do Museu Etnológico do Dr. Leite de Vasconcelos. O Arqueólogo Português, Vol.V. Lisboa, 1964
- VASCONCELOS, José Leite de - "Signum Salomonis (Estudo de Etnografia Comparativa)", in O Arqueólogo Português, vol. XXIII. Lisboa: Imprensa Nacional, 1918