Painel de azulejos
-
Museu: Museu Nacional de Arqueologia
-
Nº de Inventário: 998.11.7
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 7,5 x Larg. 7,5 x Esp. 1,5
-
Descrição: Painel de quatro azulejos, sendo apenas um completo, unidos por uma camada de argamassa.
O azulejo completo tem forma quadrada, com dimensões 5 cm x 5 cm e é revestido de esmalte cor de mel bastante gasto. É ladeado por dois azulejos incompletos revestidos de esmalte branco leitoso, tendo na sua diagonal mais um azulejo incompleto, de esmalte escuro, provavelmente negro baço ou verde escuro (não é possível discernir os valores cromáticos por baixo da camada de terra que cobre o artefacto). Pasta alaranjada, compacta.
-
-
Origem/Historial: Painel de azulejos proveniente de Meknés.
É provável que se trate do espólio trazido por Virgílio Correia de Marrocos conforme indicam apontamentos de Saavedra Machado.
Segundo a responsável pelas colecções do MNA, o museu não possui nenhuma relação dessa coleccção entregue ao museu em 1952, pelo que não é possível averiguar mais nada acerca da sua origem.
Azulejos aplicados seja nas paredes exteriores ou interiores ou nos pavimentos destinavam-se a servir de isolamento e proporcionar a frescura dos espaços. Simultaneamente desempenhavam papel de decoração, formando diversos padrões multicolores.
Estudo da peça: Eva - Maria von Kemnitz
-
-
Bibliografia
- MACHADO, João L. Saavedra - Subsídios para a História do Museu Etnológico do Dr. Leite de Vasconcelos. O Arqueólogo Português, Vol.V. Lisboa, 1964