Descrição: Barco de mar miniatura, feito em madeira, pintada, de tipologia dos usados na Ria de Aveiro, provavelmente de dois remos. (Ver Documentação Associada).
O barco apresenta uma forma simples ou estilizada de meia-lua, construído a partir de três partes, duas laterais e o fundo (talhado liso e a direito, como, visto ao contrário, se verifica), unidas no interior por ripas de madeira transversais, formando cerca de treze (13) 'tramos' ou divisórias, da ré à proa.
A proa é mais elevada do que a ré, e é fechada na parte superior do ângulo da embarcação, formando uma caixa (com função de arrumo), com abertura (sem porta), para o interior do barco, com função de arrumo (de alfaias e produtos marítimos). A ré tem talhado um banco de assento, na madeira.
A pintura da parte de fora do barco é de cores ténues, como o amarelo claro com branco 'sujo', ou beije, nos lados, cinza no reverso do fundo, não apresentando outra decoração, como acontece noutros exemplares. No interior, o fundo do chão é pintado de branco, e o banco "recortado", talhado na ré, pintado de amarelo-dourado.
Origem/Historial: Terá sido mandado fazer pelo Dr. Alberto Souto (Director do Museu de Aveiro, de 1926 a 1958), nos anos 40, talvez 50, para a constituição de uma coleção de etnografia no Museu.
Incorporação: Mandado fazer pelo Museu, na pessoa do seu director. Dr. Alberto Souto (Director do Museu de Aveiro, de 1926 a 1958), nos anos 40, talvez 50, para a constituição de uma coleção de etnografia no Museu, a algum marceneiro (ou mesmo entalhador) que fizesse esses trabalhos no Museu, ou encomenda a algum em Aveiro.
Centro de Fabrico: Aveiro
Bibliografia
CASTRO, D. (Domingos) José de, Col. Estudos Etnográficos - Aveiro, vol. IV, Embarcações e Marnotos, Lisboa, IAC/ CEAM, 1945.
CASTRO, D. (Domingos) José de, Col. Estudos Etnográficos - Aveiro, vol. II, Pescadores, Lisboa, IAC/ CEAM, 1943.