Descrição: Barco mercantel do tipo da região da Ria de Aveiro, feito em madeira pintada, com decoração nas duas faces exteriores da ré, de motivos figurativos, a cores, e com inscrição popular (Ver Representação> Inscrição) e (Imagens> Multimédia). Termina na bica da prôa, sendo esta tapada, com abertura inferior para o barco, para guardar alfaias e ou outras peças, como agasalhos dos areantes.
Este exemplar, estando em mau estado, muito embora as decorações figurativas se mantenham bastante visíveis, permite ver a forma da ré da embarcação, que lhe está adossada (sendo um elemento independente da construção geral do barco, dos lados para o fundo, construidos e unidos no interior).
É pintado por dentro, sobressaindo a cor verde, nomeadamente no banco da ré, e também no exterior de verde e cor escura na prôa.
O fundo do barco é plano, chato.
Origem/Historial: Terá sido mandado fazer pelo Dr. Alberto Souto (Director do Museu de Aveiro, de 1926 a 1958), nos anos 40, talvez 50, para a constituição de uma coleção de etnografia no Museu.
Incorporação: Mandado fazer pelo Museu, na pessoa do seu director. Dr. Alberto Souto (Director do Museu de Aveiro, de 1926 a 1958), nos anos 40, talvez 50, para a constituição de uma coleção de etnografia no Museu, a algum marceneiro (ou mesmo entalhador) que fizesse esses trabalhos no Museu, ou encomenda a algum em Aveiro.