Barco mercantel
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 5/U
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Etnografia
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro / entalhador)
-
Datação: Século 20
-
Suporte: Madeira(s)
-
-
Dimensões (cm): Alt. 8 x Diâm. 89
-
Descrição: Barco mercantel do tipo da região da Ria de Aveiro, miniatura, feito em madeira castanha e pintada, de cores verde e rosa malva escuro, no interior, como se percepciona nos diferentes elementos (fragmentados), que o constituem. (Ver imagen(s)> Multimédia
O exemplar encontra-se bastante desmantelado, mas percebe-se a forma terminal da bica, na prôa. Como, doutro lado, estando desmontado, pertence-lhe ainda, o elemento independente da construção geral do barco, dos lados para o fundo, que é adossado no exterior da ré. Esse elemento, feito também em madeira preso por cordel, está colocado no interior do barco. (Ver imagens> Multimèdia; Ver estampa> Documentação Associada).
O fundo do barco é plano, chato.
-
-
Origem/Historial: Terá sido mandado fazer pelo Dr. Alberto Souto (Director do Museu de Aveiro, de 1926 a 1958), nos anos 40, talvez 50, para a constituição de uma coleção de etnografia no Museu.
-
Incorporação: Mandado fazer pelo Museu, na pessoa do seu director. Dr. Alberto Souto (Director do Museu de Aveiro, de 1926 a 1958), nos anos 40, talvez 50, para a constituição de uma coleção de etnografia no Museu, a algum marceneiro (ou mesmo entalhador) que fizesse esses trabalhos no Museu, ou encomenda a algum em Aveiro.
-
Centro de Fabrico: Aveiro
Bibliografia
- CASTRO, D. (Domingos) José de, Col. Estudos Etnográficos - Aveiro, vol. IV, Embarcações e Marnotos, Lisboa, IAC/ CEAM, 1945.