Dimensões (cm): Comp. 1, 31 m x Alt. 52 x Larg. 12
Descrição: Canga Vareira (com chavelha) - com formato ondulado (Ver imagem > Documentação Associada), para encaixe no pescoço do gado - em madeira maciça, mas plena de decoração esculpida, incisa, de motivos geométricos, vegetalistas e ao centro do corpo central, decorado na vertical, com um "Sol radiado" com uma cruz, estilizados, na frente.
As faces laterais e extremas da canga, têm duas, seguidas de mais duas, aberturas na horizontal, que serviam para passar cinta(s) ou corda(s), para fazer a atadura à parte de trás da carga a suportar (caixa de carga/ carro de bois).
Na parte inferior, apresenta dois elementos de encaixe em madeira, denominado(s) tecnicamente “chavelha(s)”, lisos, para a colocar sobre o pescoço do animal.
Esta peça apresenta umas 'pinceladas' cor de terra, cor de tijolo, que parecem ser sujidade de tinta, vinda de outro lado e ali se apegou, não apresentando este exemplar outros vestígios de policromia (como outros exemplares - Ver Documentação Associada), nem que tenha sido policromada, na origem.
Origem/Historial: Terá sido mandado fazer pelo Dr. Alberto Souto (Director do Museu de Aveiro, de 1926 a 1958), nos anos 40, talvez 50, para a constituição de uma coleção de etnografia no Museu.
Incorporação: Encomenda do Museu, na pessoa do seu director. Dr. Alberto Souto (Director do Museu de Aveiro, de 1926 a 1958), nos anos 40, talvez 50, para a constituição de uma coleção de etnografia no Museu, a algum marceneiro (ou mesmo entalhador) em Aveiro
Centro de Fabrico: Aveiro
Bibliografia
CASTRO, D. (Domingos) José de, Col. Estudos Etnográficos - Aveiro, vol. IV, Embarcações e Marnotos, Lisboa, IAC/ CEAM, 1945.