Descrição: Canga vareira (com chavelha) - com formato ondulado (Ver imagem> Documentação Associada), para encaixe no pescoço do gado - em madeira maciça, mas plena de decoração esculpida, incisa, de motivos geométricos, vegetalistas e ao centro do corpo central, decorado na vertical, com um "Sol radiado" com uma cruz, estilizados, na frente.
Decoração esta, profusamente policromada, com as cores veremelha alaranjada, vede, azul, amarelo claro, outras... Ver mais. (Ver ex. da tipologia em Documentação Associada)
As faces laterais e extremas da canga, têm duas, seguidas de mais duas, aberturas na horizontal, que serviam para passar cinta(s) ou corda(s), para fazer a atadura à parte de trás da carga a suportar (caixa de carga/ carro de bois).
Na parte inferior, apresenta dois elementos de encaixe em madeira, denominado(s) tecnicamente “chavelha(s)”, lisos, para a colocar sobre o pescoço do animal.
Esta peça apresenta umas 'pinceladas' cor de terra, cor de tijolo, que parecem ser sujidade de tinta, vinda de outro lado e ali se apegou, não apresentando este exemplar outros vestígios de policromia (como outros exemplares - Ver Documentação Associada), nem que tenha sido policromada, na origem.
Origem/Historial: Terá sido mandado fazer pelo Dr. Alberto Souto (Director do Museu de Aveiro, de 1926 a 1958), nos anos 40, talvez 50, para a constituição de uma coleção de etnografia no Museu.
Incorporação: Encomenda do Museu, na pessoa do seu director. Dr. Alberto Souto (Director do Museu de Aveiro, de 1926 a 1958), nos anos 40, talvez 50, para a constituição de uma coleção de etnografia no Museu, a algum marceneiro (ou mesmo entalhador) que fizesse esses trabalhos no Museu, ou encomenda a algum em Aveiro.
Centro de Fabrico: Aveiro
Bibliografia
CASTRO, D. (Domingos) José de, Col. Estudos Etnográficos - Aveiro, vol. IV, Embarcações e Marnotos, Lisboa, IAC/ CEAM, 1945.