Descrição: Representação da Adoração dos Reis Magos com a Figura da Virgem sentada à esquerda com o Menino no colo. Melchior ajoelha com a mão direita sobre o peito e com a direita a segurar uma taça que oferece ao Menino. A Virgem segura a mão do Menino auxiliando-o a retirar o conteúdo da taça (ouro). Ao lado de Melchior ajoelha Baltazar segurando uma taça coberta ou pote em metal, tem à cinta um sabre ou cimitarra e na cabeça um turbante. Está de costas para o observador e olha para Gaspar, à direita na composição, igualmente ajoelhado. Gaspar segura na mão um cofre dourado, tem na cabeça uma coroa e olha de frente para o observador. O rosto desta figura distingue-se dos restantes pelo naturalismo na representação da expressão.
Por trás das figuras da Virgem de Melchior está São José reclinado sobre um móvel e com o rosto apoiado sobre a mão.
As figuras dos três reis estão ricamente vestidas com brocados de diferentes padrões e cores.
As figuras da Virgem orientando a mão do Menino e de Melchior com uma mão sobre o peito e a outra oferecendo a taça, são inspiradas na gravura representando a Adoração dos Magos, publicada em Antuérpia, em 1620 por Lucas Vosterman, o Velho (1595–1675), segundo a pintura de Peter Paul Rubens para a Igreja de São João, em Malines.
Esta pintura apresenta semelhanças técnicas e estilísticas assinaláveis com as pinturas com os nº de inv. 133-A, 134 e 136 Pin MNSR, formando um ciclo com as quatro cenas da vida da Virgem que definem o seu papel na Redenção: Anunciação, Visitação, Natividade ou Adoração dos Pastores e Adoração dos Magos. As dimensões destas quatro obras são também muito aproximadas.