Bilha de cerâmica decorada a corda seca parcial
-
Museu: Museu Nacional de Arqueologia
-
Nº de Inventário: 999.2.11
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 11
-
-
Técnica: Roda. Decoração de corda seca parcial
-
Dimensões (cm): Alt. max.: 19,5 x Diâm. base: 12; colo: 3,8
-
Descrição: Bilha de cerâmica coberta de engobe beige claro em ambas as faces. Tem base circular ligeiramente convexa, bojo globular de superfície canelada, colo estreito conservado incompleto. Mostra o arranque de uma asa lateral, conservada separadamente com outros fragmentos. Na parte superior do bojo mostra decoração executada com a técnica de corda seca parcial. Consta de elementos estilizados em forma de bolbo, intercalados com meias luas traçadas a óxido de manganês e preenchidas a esmalte verde. Mostra ainda um registo contido numa cartela rectangular, colocada verticalmente no bojo, contornada por uma linha dupla traçada a óxido de manganês. No interior da cartela visíveis motivos geometrizantes contornados a óxido de manganês e preenchidos com esmalte verde. Pasta beige clara, homogénea e bem depurada.
-
-
Origem/Historial: Peça proveniente das escavações de Helena Catarino realizadas no Castelo Velho de Alcoutim.
Foi integrada no acervo do Museu Nacional de Arqueolgia por despacho do Ministro da Cultura, ofício nº 7049, de 10 de Novembro se 1997.
-
Incorporação: Integrada no acervo do MNA por despacho do Ministro da Cultura.
-
Bibliografia
- CATARINO, Helena - (1999) "Cerâmicas omíadas do Garb al-Andalus: Resultados arqueológicos no Castelo Velho de Alcoutim e no Castelo das Relíquias (Alcoutim)", in Arqueología y Territorio Medieval, vol. 6, Universidad de Jaén, pp. 113-132.