Descrição: Representação da Visitação de Maria com São José e São Zacarias. A cena decorre num espaço interior, mas que, no terço mais à direita da composição, se abre para o exterior.
Ao centro, Santa Isabel ajoelha aos pés da Virgem que a ampara segurando-lhe as mãos. São Zacarias e São José, no segundo plano, à esquerda parecem conversar. No terço mais à direita a composição abre-se para o exterior deixando ver no primeiro plano um pequeno tronco de árvore em cujos galhos pousam vários pássaros, no plano seguinte um poço e ainda no seguinte um telheiro. Em plano mais distanciado vê-se uma espécie de gruta com uma figura e ao longe montes rodeando uma cidade muralhada.
Esta pintura apresenta semelhanças técnicas e estilísticas assinaláveis com as pinturas com os nº de inv. 133-A, 135 e 136 Pin MNSR, formando um ciclo com as quatro cenas da vida da Virgem que definem o seu papel na Redenção: Anunciação, Visitação, Natividade ou Adoração dos Pastores e Adoração dos Magos. As dimensões destas quatro obras são também muito aproximadas.