Dimensões (cm): Alt. 10,7 x Diâm. Bordo:8,3 máx bojo:11,1;pé:4,9
Descrição: " Mostra corpo de forma ovóide, assente em pé detacado com base plana, bordo separado do colo por canelura e lábio com secção semicircular. Duas asas de perfil sub-semicircular e secção plano-convexa, distânciadas 35mm entre si, ligam a parte inferior do bordo a um ponto médio do corpo. A surperficie interna mostra vidrado tranparente, o mesmo acontecendo na externa até 30mm abaixo do bordo, onde é decorado por grupos de pinceladas obliquas de cor branca. Peça de pasta homogénea compacta, contendo elementos não plásticos quartzíticos e micáceos, de grão muito fino. Paredes cor de laranja (2.5 YR 6/8), mostrando restos de engobo de tom mais escuro (2.5YR 5/6)." (M.V.G.)
Origem/Historial: Em 1990 D. Luís Bramão doou ao Museu Nacional de Arqueologia um importante núcleo de peças arqueológicas etruscas, gregas e romanas entre as quais se inclui esta peça.
Incorporação: Por D. Luís Bramão
Bibliografia
ALVES, Francisco, J.S.; et alli (Coord.) - Um Gosto Privado, Um Olhar Público. Doações.. Lisboa: Ed. Reprosan, 1995
BARTOLONI, V. - Arqueologia Urbana a Roma: il pojetto della Crypta Balbi. 3. Il Giardino del Conservatorio di S. Caterina della Rosa