Descrição: Taça de Paredes Finas do tipo Mayet XXXVIII B, com fundo horizontal, lábio separado do bojo por uma forte ranhura em V; o bordo não se distingue do bojo; dupla canelura clássica em baixo. Decoração de barbotina mamilar de forte relevo vertical: oito fiadas de mamilos muito ponteagudos e oito fiadas de nove pequenas pérolas. Proveniente da Necrópole de Belo?. (F.M)
Origem/Historial: Pertencente à colecção de peças arqueológicas propriedade de António Júdice Bustorff da Silva que a doou ao Estado Português, por intermédio de António de Oliveira Salazar, de quem era amigo. Através de despachos, respectivamente do Secretário de Estado do Tesouro, de 24 de Março de 1969, e do Ministro da Educação Nacional, de 3 de Abril de 1969, a colecção é formalmente aceite pelo Estado, dando, acto contínuo, entrada no Museu Nacional de Arqueologia, requisito que constituia uma das condições de doação da colecção.
Incorporação:
António Júdice Bustorff Silva
Bibliografia
CATÁLOGO da Exposição: Um gosto privado, um olhar público. Lisboa: IPM / Reproscan, 1994
MAYET, Françoise - "Les céramiques à "parois fine" dans la Peninsule Ibérique". Paris: Publications du Centre Pierre, 1975