Kora
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BG.073
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Instrumentos musicais
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 20
-
-
-
-
Descrição: Cordofone formado por caixa de ressonância, com duas pegas, e braço de madeira. A caixa de ressonância consiste numa meia cabaça, com a aberura coberta por uma pele de animal esticada, quase até à base, presa com pregos de ferro. O braço atravessa a caixa, e sobre esta, e sob a membrana, há duas varas transversais no sentido do braço e uma perpendicular a ele. É entre estas duas varas que assenta uma pequena almofada vermelha sobre a qual apoia o cavalete. As cordas são de tripa de animal, partem de uma argola de ferro presa à extremidade do braço, passando pelo cavalete erguido sobre a membrana e estão fixos a vários aneis de pele entrançada, escalonados ao longo do braço.
-
-
Origem/Historial: Instrumento musical compósito, tipo harpa-alaúde, com caixa de ressonância feita de cabaça e tampo de pele, com 21 cordas.
A sua origem é atribuída ao século XIII, no seio do Império Mandinga que outrora compreendia a área que hoje corresponde à Guiné-Bissau, Mali e Senegal. Tocado pelos djidius ou griots, nomes pelos quais são conhecidos os seus tocadores que mais do que músicos são os difusores da tradição oral na África Ocidental.
-
Incorporação: Doado ao Museu a 22 de outubro de 2003 e formalmente incorporado apenas em 2005.
-