Ator Taborda
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 245729
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
CASTELLANO, SEVILLA (Fotógrafo)
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: positivo p/b
-
Dimensões (cm): Alt. 14 x Larg. 9
-
Descrição: Bilhete postal com fotografia do ator Taborda (Francisco Alves da Silva Taborda (1824-1909) quando era um homem muito velho. O Ator está virado para a frente, fixa o olhar no fotógrafo.
-
-
Origem/Historial: PEQUENA NOTA BIOGRÁFICA
Francisco Alves da Silva Taborda, mais conhecido por Ator Taborda, nasceu em 8 de Janeiro de 1824 e morreu a 5 de Março de 1909.
Começou por ser aprendiz de tipógrafo numa tipografia que fazia cartazes para teatro, cujo proprietário era também proprietário de um barracão onde apresentava um “circo de cavalinhos”, sendo aqui que Taborda contacta com inúmeros artistas da época. Estreou-se como ator amador no Teatro Timbre, na peça “Diplomata”. O referido barracão foi transformado em teatro, o Teatro Ginásio, inaugurado em 1846, com a peça “Os Fabricantes de Moeda Falsa” tendo Taborda tido uma recepção bastante acolhedora.
Afastou-se temporariamente dos palcos devido à instabilidade política que afetou o meio teatral, tendo ido estagiar para Paris a expensas de D. Fernando II.
Regressa a Portugal e ao Teatro Ginásio, tendo tido grande sucesso nas peças “Misantropo” e “A Marquesa”.
Desempenha com enorme sucesso personagens cómicas sobretudo de Molière.
Em 1861 começa a fazer digressões pelo país, actou no Teatro Nacional D. Maria II e no Teatro da Trindade.
Em 1870 é criado o Teatro Taborda em sua homenagem.
Em 1871 realizou uma digressão ao Brasil.
Em 1879 começou a ter os primeiros sintomas de surdez e em 1883 o rei D. Luis concedeu-lhe um reforma, tendo-o já agraciado com a comenda da Ordem de Santiago.
Faleceu em 1909.
-
Incorporação: Carlos Porto
-