Orante
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 3299
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
-
-
Técnica: Fundição (?)
-
Dimensões (cm): Alt. 8,5 x Larg. 1,9
-
Descrição: Pequena escultura de bronze muito tosca e fundida numa só peça, representando um homem nú com o sexo muito proeminente. Apresenta a cara relevada com a boca aberta e sem pescoço. O braços esquerdo está a tocar a face e o esquerdo está ao peito, extremidades achatadas formam as mãos. As pernas são pequenas e desproporcionadas relativamente ao tronco e estão achatadas de modo a representarem os pés. Não se sustém em pé.
-
-
Origem/Historial: Esta peça pertenceu provavelmente à colecção de Frei Manuel do Cenáculo, já que pertencia à colecção da Biblioteca Pública de Évora, que foi originada por aquela, como comprova o Inventário elaborado por António Francisco Barata (1890), na "Relação dos principais objectos contidoz nas vitrines ou taceiraz do Museu" com o nº 12: "Dois ditoz (ídolos), representando homem e mulher.".
Gabriel Pereira (1947), num artigo sobre a Bilioteca Pública, situa esta e outras peças semelhantes, em exposição na primeira vitrine englobada num capitulo sobre a localização de "OBJECTOS DE ARTE, ARQUEOLOGIA, RAROS E CURIOSIDADE, PRODUTOS NATURAIS" descrevendo-as como "(...) pequenas figuras humanas, idolos (?) de rude trabalho em bronze, com distinção de sexos;".
Na correspondência interna do Museu encontram-se duas cartas com pedidos para estudar os bronzes desta colecção: em 1987, Maria Luisa Amaral Varela de Freitas pede autorização para "obaservar, medir, pesar e fotografar os bronzes figurativos existentes nesse Museu" para a dissertação final de Mestrado em História de Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; em 1984 (?) o mesmo pedido é solicitado por António Manuel Dias Diogo, Assistente de Arqueologia e História Antiga do Departamento da mesma Universidade.
-
Incorporação: Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- BARATA, António Francisco - Relação dos Principais objectoz nas vitrines ou taceiras do Museu. Évora: 1890
- PEREIRA, Gabriel - Estudos Eborenses, I, 2ª ed. Évora: Edições Nazareth, 1947
- SILVA, Isabel - A Idade do Bronze em Portugal - Discursos de poder. Lisboa: 1995