Descrição: No final da sua vida, Sequeira regressou a Roma, onde se dedicou a uma notável série de quatro pinturas religiosas em que esta Adoração dos Magos se insere. Constituem, todas, um verdadeiro testamento artístico, em que se expressam não apenas as suas preocupações fundamentais sobre a cor, a luz e a forma, mas também a sua busca de uma síntese entre a tradição clássica e o romantismo. Notável pela prodigiosa modelação das figuras e da luz e pela estrutura da composição, esta é talvez a mais conseguida pintura de toda a série.
Incorporação: Pintura classificada como bem de interesse nacional com a designação de "tesouro nacional".
Centro de Fabrico: Roma
Bibliografia
CARVALHO, José Alberto Seabra, SOROMENHO (coord.), Museu das Descobertas, Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga: Imprensa Nacional Casa da moeda, 2019
MARKL, Alexandra Josefina Reis Gomes Markl. A obra gráfica de Domingos António de Sequeira no contexto da produção europeia do seu tempo. Tese apresentada para a obtenção do grau de Doutoramento em Belas-Artes, especialidade de Desenho, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2013
PORFÍRIO, José Luís. Sequeira 1768-1837. Um Português na Mudança dos Tempos (catálogo da exposição). Lisboa: IPM, 1997
Exposições
Sequeira 1768-1837. Um Português na Mudança dos Tempos