Vestido/Feminino
-
Museu: Museu Nacional do Traje
-
Nº de Inventário: 39191
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Desconhecido
-
Datação: 1960/1965
-
-
Técnica: Cetim; lavrado.
-
Dimensões (cm): Comp. Mangas: 16 x Alt. 127 x Larg. Ombros: 35
-
Descrição: Vestido (cabaia, "cheong sam") de cetim de seda preta lavrado com fios de seda policromos, formando decoração figurativa de flores, frutos e vasos. Decote com cós arredondado do mesmo tecido. Manga curta. Armado com pinças no peito, na frente e nas costas. Aberta no cós, na frente e do lado direito. Aberturas laterais na parte inferior. Cós, decote, abertura da frente, extremidade das mangas e inferior guarnecidos com tiras de cetim de seda preta e tira de cetim de seda vermelho escuro. Aperta no cós, na frente e sob a manga direita com quatro alamares de cetim de seda preta e vermelho escuro. Aperta do lado direito com fecho de correr de plástico preto. Aperta pelo interior da frente com colchete e quatro molas de metal pintado de preto. Forro de tafetá de seda preta.
Origem do tecido e confecção: China.
-
-
Origem/Historial: Pertenceu à mãe da doadora, Vera Wang Franco Nogueira (1927-2018), Embaixatriz e fundadora da Academia de Santa Cecília, mulher do Embaixador Alberto Franco Mogueira (1918-1993), Cônsul-Geral em Inglaterra (1955-1961) e Ministro dos Negócios Estrangeiros (1961-1969), autor de várias obras. Vera Wang conhece Alberto Franco Nogueira em Tóquio, em 1946, no primeiro posto daquele como diplomata. Casam-se em Tóquio em 3 de Setembro de 1947, regressando a Portugal em 1950.
O vestido foi encomendado de Lisboa e executado por um alfaiate em Xangai, destinado a cerimónias oficiais e festivas na Embaixada da China e na Casa de Macau, em Lisboa. O alfaiate enviava para Lisboa as amostyras de tecido e Vera Wang enviava as descrições, as medidas e os modelos.
-
Incorporação: Aida Franco Nogueira
-
Centro de Fabrico: Xangai, China