Vestido/Feminino
-
Museu: Museu Nacional do Traje
-
Nº de Inventário: 39198
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Desconhecido
-
Datação: 1967/1970
-
-
Técnica: Tafetá; lavrado.
-
Dimensões (cm): Alt. 121 x Larg. Costas: 41
-
Descrição: Vestido (sari) de tafetá de seda rosa velho lavrado com fio dourado, formando barra e decoração vegetalista. Corpo cai-cai, armado com franzidos sob o peito, com decote recortado. Cortado abaixo do peito. Frente com costura central e abertura na parte inferior. Do lado direito do corpo, aplicação de pano do mesmo tecido, pregueado na costura e caindo solto sobre o lado esquerdo, sugerindo pano de sari. Aperta nas costas com fecho de correr de plástico rosa velho e colchete de metal prateado. Forro de tafetá de fibra artificial rosa velho. No interior do corpo, aplicação de barbas soltas.
Origem do tecido: Índia.
-
-
Origem/Historial: Pertenceu à mãe da doadora, Vera Wang Franco Nogueira (1927-2018), Embaixatriz e fundadora da Academia de Santa Cecília, mulher do Embaixador Alberto Franco Mogueira (1918-1993), Cônsul-Geral em Inglaterra (1955-1961) e Ministro dos Negócios Estrangeiros (1961-1969), autor de várias obras. Vera Wang conhece Alberto Franco Nogueira em Tóquio, em 1946, no primeiro posto daquele como diplomata. Casam-se em Tóquio em 3 de Setembro de 1947, regressando a Portugal em 1950.
Vestido confeccionado em modista a partir de um sari. Usado em cerimónias oficiais com estadistas portugueses ou estrangeiros de visita a Portugal.
-
Incorporação: Aida Franco Nogueira
-
Centro de Fabrico: Tecido: Índia