1º Programa Essencialista
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 99954
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
Autor desconhecido (Designer gráfico)
-
Datação: 1946
-
Suporte: papel
-
Técnica: impresso
-
Dimensões (cm): Alt. 33 x Larg. 25
-
Descrição: Programa do 1º Espectáculo Essencialista tendo sido apresentadas as seguintes peças: "O Homem da Flor na Boca"; "O Beijo do Infante"; "Viúvos"" e "Maria Emília" pelo Teatro Estúdio do Salitre em 30 de Março de 1946
Capa com o fundo cinzento ncom a identificação do Teatro, do evento, das peças apresentadas e a data. No interior a ficha da companhia, ficha artística de cada peça e o Manifesto do Essencialismo Teatral.
Teatro Estúdio do Salitre com sede provisória na Rua do Salitre em Lisboa.
Diretores: Vasco Mendonça Alves, Gino Saviotti e Luiz Francisco Rebello.
Artistas: Emília Araújo Pereira, Maria Emília Ribeiro, Mercedes Bensassy, Cândida de Lacerda, António Vitorino, José Pisani Burnay, Oswaldo de Medeiros, Hermínio Ribeiro, Mário Loureiro, Ernesto Silva, António Martins, João Manuel de Nascarenhas e João Água.
Registas e Cenógrafos: Graziella Saviotti, Hugo Manuel, Josué Affalo, Alfred Lefort.
Amigos: Jorge de Faria, Eduardo Scarlatti, Alfredo Mendes, Hèlene Humbert e Seltímio Jannone.
Peças Apresentadas:
O Homem da Flor na Boca de Luigi Pirandello com regie de Gino Saviotti. Interpretações de Oswaldo Medeiros e Eurico Lisboa (filho)
O Beijo do Infante de João da Câmara com régie de Luiz Francisco Rebello. Interpretações de Emília Araújo Pereira, Mercedes Bensasy (riscado e com o nome de Cândida Lacerda à frente), José Pisany Burnay, António Martins e Hermínio Ribeiro.
Maria Emília de Alves Redol com regie de António Vitorino. Interpretações de Maria Emilia Ribeiro, António Vitorino, Calado Ramos, Hermínio Ribeiro e Ernesto Silva.
Viúvos de Vasco Mendonça Alves com regia do autor. Interpretações de Maria Luisa Garcia e Luis de Almeida.
-
-
-
Incorporação: Luiz Francisco Rebello
-