Cálice (34)
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 47513
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro / Gravador)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Vidro soprado, moldado.
-
Dimensões (cm): Alt. 11 x Diâm. 6,3 (base); 6 (copa)
-
Descrição: Cálice (34) de base circular, ligeiramente elevada; pé de base achatada, repousando sobre botão semi-achatado. Copa troncocónica. Vidro transparente incolor.
O copo apresenta a etiqueta de Arrolamento Judicial :"N'1153 /38 copos"
-
-
Origem/Historial: De acordo com o Arrolamento Judicial, encontravam-se na Arrecadação das Pratas e da Loiças da Rainha D. Maria Pia e faziam parte de um conjunto de 228 copos de diferentes tipologias. O conjunto está descrito como: "Duzentos e vinte e oito calix para vinho, cinco lisos e quatro lapidados, levando cada tipo huma etiqueta com o mesmo número contido n'elle, faltando dois, porque o registo marca duzentos e trinta."
Este modelo de cálice foi produzido em Inglaterra desde o início do século XVIII, mas é mais fácil encontrar no mercado peças fabricadas no século XIX. Os modelos do Palácio da Ajuda correspondem aos que se criaram c.1830 (Miller's 2000) e poderão ser cópias produzidas em vidraria nacional.
Eram utilizados para brindar em ocasiões festivas.
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Portugal?
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 4, 1911
- YATES, Sarah; "Collecting Glass. The Facts At your Fingertips", Miller's, Octopus Publishing Group Ltd., 2000, London.