Augusto Rosa in Álbum de Fotografias de Augusto Rosa/ “Auto da Barca do Inferno”/Teatro República
-
Museu: Museu Nacional do Teatro e da Dança
-
Nº de Inventário: MNT 261495.61
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Fotografia
-
Autor:
Autor desconhecido (Fotógrafo)
-
Datação: 1911
-
Suporte: papel
-
Técnica: impressa
-
Dimensões (cm): Alt. 27 x Larg. 17.5
-
Descrição: Fotografia de corpo inteiro do ator Augusto Rosa (1852-1918) caracterizado para a personagem “Diabo” do “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, apresentada no Teatro República em 1911.
A fotografia pertence ao álbum de fotografias do ator.
Augusto Rosa está de pé com uma perna à frente da outra, como se estivesse a dar uma passo com alguma pose de dança. Tem um braço levantado e o outro esticado para a frente como se chamasse alguém. Veste collants escuros e uma capa pres nas mangas dando ideia de asas de vampiro.
A folha de papel vegetal que protege a fotografia tem a seguinte legenda: "Vós me veniredes a la mano. A la mano me veniredes".
-
-
Origem/Historial: "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente levada à cena no Teatro República em 1911. Auto da Barca do Inferno, adaptado por Afonso Lopes Vieira, estreou a 18 de Dezembro de 1911 no Teatro da Republica, na festa artística de Augusto Rosa onde foi apresentado ainda o Canto do Cisne 2º e 3º atos. Elenco: Augusto Rosa (Diabo), Chaby Pinheiro, Azevedo, Henrique Alves, Adelina Abranches, Luz Veloso, Aura Abranches entre outros.
-
Incorporação: Desconhecido
-