Frasco
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 42554
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (Vidreiro / Gravador)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Vidro soprado , moldado. Metal prateado. Esmaltes polícromos.
-
Dimensões (cm): Alt. 11,8 x Diâm. 2 (base); 1,5 (bocal)
-
Descrição: Frasco em vidro transparente verde; fundo oval; forma lenticular; colo estreito, oculto sob rolha metálica. O frasco está decorado por pintura de esmaltes policromos, representando um caçador, com traje de século XVIII, e um cão , emoldurados por motivos vegetais estilizados (rocaille); a face posterior mostra decoração igualmente em esmaltes ploicromos, com motivos florais estilizados, incluindo for de lis.
-
-
Origem/Historial: De acordo com o Arrolamento Judicial, encontrava-se na arrecadação grande, perto da Sala da Ceia.
Descrição:"(...) frasco de cristal verde de Veneza, com bocal e tampa de rosca de metal branco, tendo de um lado um medalhão emoldurado de rocagem de diferentes cores, e no centro um caçador e um cão perdigueiro, e ao fundo d'um arvoredo um coelho de orelhas levantadas, tudo esmaltado. Do outro lado, duas folhagens largas e um ornato com duas flores de liz, tudo esmaltado e em differentes cores."
Numa fatura enviada pela J.& L. Lobmeyr de Viena, emitida em 25 de Outubro de 1888 consta "un flacon de chasse" entre outras peças antigas que poderá corresponder a esta peça. (ANTT. CR.Cx.7229)
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Boémia
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 7, 1911-1912