Descrição: Escultura de mármore representando São Francisco de Borja, de corpo inteiro, com a cabeça baixa e tronco ligeiramente inclinado para a esquerda, cabeça calva, com algum cabelo ondulado nas fontes, e barba curta. Enverga o hábito da Companhia de Jesus constituído por túnica aberta à frente e gola alta, pregueada e comprida, deixando ver os sapatos, cinto apertado com nó à cintura, manto comprido pelas costas, a tapar o braço esquerdo, e a cruzar na cintura, formando pregas largas e fundas. Na mão esquerda segura uma caveira coroada com coroa fechada imperial (alusão ao cadáver da imperatriz Isabel que o fez tornar-se religioso) e apresenta a mão direita, semiaberta. A perna direita e o joelho em flexão, imprime movimento à figura. Junto do pé esquerdo pode-se ver um chapéu cardinalício.
Teresa Leonor Vale refere que se trata "de uma obra muito equilibrada, tecnicamente segura, ostentado uma expressividade contida e uma atenção concedida aos pormenores decorativos que nos fazem pensar numa sua eventual origem estilística florentina".
Origem/Historial: Escultura pertencente à encomenda de D. João V para a decoração arquitetónica da Basílica do Palácio de Mafra, para a sua Sagração, a 22 de outubro de 1730. Esta escultura tem como estudo a peça em terracota PNM 1026.
Incorporação: Pertencente à Real Basílica de Mafra.
Centro de Fabrico: Itália
Bibliografia
CARVALHO, Armindo Ayres de - A escultura em Mafra. Mafra, 1950
PEREIRA, José Fernandes - A Escultura de Mafra. Lisboa: IPPAR, 2003
PEREIRA, José Fernandes - Arquitectura e Escultura de Mafra - Retórica da Perfeição. Lisboa: Editorial Presença, 1994
VALE, Teresa Leonor M. - A Escultura Italiana de Mafra. Lisboa: Livros Horizonte, Setembro 2002