Descrição: Ao centro da composição e entre nuvens, surge a figura de Cristo crucificado com a cabeça tombada para o lado esquerdo, coroa de espinhos na cabeça, corpo desnudado, apenas com um cendal a tapar-lhe cintura. Do lado esquerdo da composição surgem três figuras femininas de perfil; ao centro Maria representada como figura principal, envergando um manto volumoso que lhe cobre a cabeça, comprido até aos pés deixando a descoberto os dedos dos pés calçados com sandálias e uma túnica roçagante com uma gola drapeada, ao nível do pescoço. Apresenta as mãos com os dedos entrelaçados abaixo da cintura prendendo as pontas do manto, e dirige o olhar sofredor, para o filho na cruz. A ladeá-la, duas figuras femininas que com ela partilham a dor. Do lado oposto, surge a figura de Maria Madalena de perfil, ajoelhada, agarrada aos pés da cruz, cabelos soltos e compridos, envergando uma túnica e um manto volumoso e comprido. Na sua retaguarda surge de perfil a figura de São João, olhando para Cristo com os braços abertos, reforçando o ambiente de dor que preside à crucificação.
Incorporação: Pertencente à Real Basílica de Mafra.
Centro de Fabrico: Itália
Bibliografia
CARVALHO, Armindo Ayres de - A escultura em Mafra. Mafra, 1950
PEREIRA, José Fernandes - A Escultura de Mafra. Lisboa: IPPAR, 2003
PEREIRA, José Fernandes - Arquitectura e Escultura de Mafra - Retórica da Perfeição. Lisboa: Editorial Presença, 1994