Descrição: No plano superior e ao centro da composição surge a representação da Virgem Maria sentada de frente com o Menino despido ao colo, voltado de frente do lado direito, de pé, ambos rodeados por sete anjos do lado direito e por três do esquerdo, um dos quais, abre um volumoso reposteiro, rematado por franja com duas borlas soltas, para dar a observar a cena. A Virgem enverga uma túnica comprida, cingida na cintura, deixando ver a ponta dos dedos do pé direito descalço assente em nuvens, e manto volumoso que lhe cobre a cabeça. Segura no Menino com a mão direita e assenta a esquerda em cima de uma nuvem.
No plano inferior surge do lado esquerdo São Luís de França ricamente vestido com um sobrepeliz rematado por uma larga renda, capa pelos ombros debruada. A seus pés no chão, jaz a sua coroa real em cima do cetro e um ramo de açucenas. Do lado direito, de pé e voltado de frente, está representado São Boaventura com envergando mitra na cabeça, túnica comprida com um sobrepeliz rematado por uma larga renda e uma capa pelos ombros debruada e presa por um firmal. Ergue a mão direita na direção da Virgem e do Menino e com a mão esquerda segura um livro aberto e voltado para o observador.
Entre as figuras estão representados dois anjos, um a segurar um báculo, e o outro encontra-se sentado com o chapéu cardinalício ao colo, o antebraço esquerdo e o cotovelo assente em dois livros sobrepostos, com um outro báculo repousado no chão, junto aos pés.
Incorporação: Pertencente à Real Basílica de Mafra.
Centro de Fabrico: Itália
Bibliografia
CARVALHO, Armindo Ayres de - A escultura em Mafra. Mafra, 1950
PEREIRA, José Fernandes - A Escultura de Mafra. Lisboa: IPPAR, 2003
PEREIRA, José Fernandes - Arquitectura e Escultura de Mafra - Retórica da Perfeição. Lisboa: Editorial Presença, 1994