Descrição: Na parte superior do retábulo e no canto direito envolta em nuvens e rodeada por doze cabeças de anjo, surge a Virgem Mãe sentada de frente com o Menino à sua direita, de pé, nu e de mão dada com a Virgem. Esta enverga uma túnica drapeada e comprida, com a cabeça coberta, penteada com risca ao meio e cabelo ondulado, e deixa a descoberto a ponta dos dedos do pé esquerdo. Usa um manto comprido e volumoso pelos ombros, com as pontas unidas no colo. Junto do Menino e de perfil, um anjo com grandes asas, apresenta-lhe uma bandeja com um coração flamejante, açucenas e cilícios. No plano inferior da composição do lado esquerdo surgem várias figuras: São Tiago com um bordão na mão direita e uma vieira ao pescoço, São Luiz, rei dos franceses, ao centro, ajoelhado, trajando uma túnica com renda no remate e nos punhos, capa de arminho e colar ao peito decorado com várias vieiras, e junto dos seus joelhos um anjo segura-lhe a coroa real e o cetro. Do lado direito, Santo Ivo de pé, trajado de magistrado, apoia a mão direita no peito, a esquerda segura o seu capelo. A compor a composição, vários franciscanos acompanham as figuras mais importantes.
Incorporação: Pertencente à Real Basílica de Mafra.
Centro de Fabrico: Itália
Bibliografia
CARVALHO, Armindo Ayres de - A escultura em Mafra. Mafra, 1950
PEREIRA, José Fernandes - A Escultura de Mafra. Lisboa: IPPAR, 2003
PEREIRA, José Fernandes - Arquitectura e Escultura de Mafra - Retórica da Perfeição. Lisboa: Editorial Presença, 1994