Descrição: No canto superior direito do retábulo, a Virgem Maria surge sentada sobre nuvens, de frente, com o Menino do seu lado esquerdo. Enverga uma túnica comprida cingida na cintura deixando ver os dedos do pé esquerdo, manto volumoso que não lhe tapa totalmente a cabeça, mostrando o cabelo com risca ao meio e entrançado. Rodeando a Virgem, vários anjos seguraram grinaldas de flores e palmas. No plano inferior da composição observam-se sete franciscanos, apresentando todos o cabelo tonsurado, o hábito da ordem com cordão nodoso e rosário, descalços e em atitude de adoração, numa alusão aos Santos Mártires de Marrocos. Fazem-se acompanhar por vários instrumentos de tortura, que jazem em cima de nuvens, fazendo o remate da composição, tais como, um cutelo, uma alabarda, correntes e grilhetas.
Incorporação: Pertencente à Real Basílica de Mafra.
Centro de Fabrico: Itália
Bibliografia
CARVALHO, Armindo Ayres de - A escultura em Mafra. Mafra, 1950
PEREIRA, José Fernandes - A Escultura de Mafra. Lisboa: IPPAR, 2003
PEREIRA, José Fernandes - Arquitectura e Escultura de Mafra - Retórica da Perfeição. Lisboa: Editorial Presença, 1994