Descrição: À direita da composição, São Pedro, de perfil, cabelo curto e barba ondulada, com túnica comprida e manto esvoaçante, deixando a descoberto o seu pé esquerdo, indica a São Teotónio o caminho do Céu. Aponta com o dedo indicador da mão direita, para o resplendor que emerge ao cimo de uma escadaria. Quatro cabeças de anjo, três do lado direito dos raios de luz, e um do lado esquerdo, entre nuvens, parecem assistir à cena, entre São Pedro e São Teotónio. São Pedro segura na mão esquerda as chaves do Céu e apoia o Livro da Sagrada Escritura numa nuvem. Entre as duas figuras surgem dois anjos. Um sentado à direita apoia a sua mão esquerda num globo estrelado que jaz no chão, tendo ao seu lado, também no chão o báculo de São Pedro. O outro anjo, de pé, exibe nas mãos uma mitra, pertença também de São Pedro.
São Teotónio é representado de perfil, à frente de uma meia coluna clássica cuja base assenta em dois degraus. Usa cabelo curto e encaracolado, enverga o hábito da Ordem e usa ao pescoço, um cordão de onde pende uma cruz ao peito. À sua frente, no chão, jaz o seu chapéu eclesiástico. Assenta a mão esquerda no peito e dirige o olhar para a indicação que São Pedro lhe dá, para a entrada do Céu.
No canto direito da composição, estão representadas duas árvores.
Incorporação: Pertencente à Real Basílica de Mafra.
Centro de Fabrico: Itália
Bibliografia
CARVALHO, Armindo Ayres de - A escultura em Mafra. Mafra, 1950
PEREIRA, José Fernandes - A Escultura de Mafra. Lisboa: IPPAR, 2003
PEREIRA, José Fernandes - Arquitectura e Escultura de Mafra - Retórica da Perfeição. Lisboa: Editorial Presença, 1994