Consagração
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 122/33
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 17
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Pintura a óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 82,5 x Larg. 68,5
-
Descrição: A pintura integra o vasto programa pictórico que decora a capela de São João Batista. O presente exemplar situa-se num dos registos superiores da parede lateral esquerda.
Figuração da instituição do sacramento da Eucaristia ou Consagração do Pão e Vinho, corpo e sangue de Cristo, baseada numa iconografia que se filia numa passagem do Evangelho de São João: “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e dando-o aos discípulos, disse: “Tomai e comei, este é o meu corpo”. E bebendo um cálice e dando graças, deu-o dizendo: “Bebei todos, que este é o meu sangue da aliança”.
Cristo domina a composição, figurando com grande dignidade, que é sublinhada pelo enorme nimbo dourado, pontuado pelo desenho muito sumário de querubins, que lhe emoldura a cabeça. Sobre uma mesa atoalhada de branco, Cristo usa o cabelo comprido sobre os ombros e veste uma túnica de tom cinzento de fímbria dourada e cravejada de pérolas sob um manto que lhe descai dos ombros. Tem diante de si um cálice dourado com tintinábulos. A mão esquerda soerguendo a hóstia e a direita em sinal de benção. No canto inferior direito, surge representada à altura do busto, uma monja clarissa, orante, toucada de branco e hábito cinzento, possivelmente a doadora da pintura.
A presença mais ou menos discreta de monjas doadoras repete-se em outras pinturas da série: "Santas Mães" (inv.122/11); "Cristo e São João Batista (Inv. 122/16)"; "São Gonçalo" (inv.122/26) e "São Luís Gonzaga" (inv. 122/29).
-
-
-
Incorporação: (Mosteiros extintos) Mosteiro das Chagas de Lamego.
-