Caixa
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 53766
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Equipamento e utensílios
-
Autor:
Desconhecido
-
Datação: 1862/1905
-
-
Técnica: Marfim entalhado; prata cinzelada.
-
Dimensões (cm): Comp. 293 x Alt. 92 x Larg. 108
-
Descrição: Caixa de marfim; forma retangular; quatro pés em forma de pião; fechadura e dobradiças e prata branca lavrada; decoração apainelada em frisos relevados; na tampa ao centro tem as letras MPB (Maria Pia de Bragança) .
Esta caixa tinnha no seu interior nove envelopes fechadoe, dois deles abertos com cabelos e escrito por fora a quem pertenceram: num "Principe" e no outro "Sr. Infante".
-
-
Origem/Historial: De acordo com o Arrolamento Judicial a caixa encontrava-se no quarto de cama de D. Maria Pia, inscrito sob a verba S417: "Cofre de marfim (...) contendo quatro fotografias de N. Sra da Igreja da Consulata; um masso de cartas de Ma Pallaviccini, cinco sobescriptos pequenos com madeixas de cabello; um embrulho com cabello de criança, e dois pacotes com cabello, tendo um a indicação de "Prince", e outro Sr. Infante; um rolo de papéis atados com uma fita a azul e uma pequena chave de ferro. O cofre tem na parte superior, as letras M.P.B. entrelaçadas, formando monnograma encimado por uma coroa. Fica fechado com a chave própria e ligado com um papel e um fio, lacrado e sellado com a inscrção do que contém."
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Europa
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 2, 1911