São João Evangelista e os sete anjos/Teto/Capela
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 123 / 17
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 17/18
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: Pintura a óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 63 x Larg. 55,5
-
Descrição: Pintura a óleo sobre madeira de caixotão (1º caixotão do lado esquerdo, do primeiro registo) que integra o conjunto do tecto da capela de São João Evangelista, com temática alusiva às visões do santo na ilha de Patmos.
São João surge em primeiro plano, nimbado, em pé, voltado a 3/4 para a esquerda, ocupando a metade direita da tabua. O longo cabelo encaracolado emoldura-lhe um rosto ovalado de olhar vago. Enverga túnica rosa e manto vermelho, este traçado sobre o ombro direito. Na mesma mão sustenta a pena, na esquerda o livro, a seus pés, à direita a águia segura o tinteiro, atributos habituais do santo.
À esquerda, define-se um segundo plano em dois registos, figurando no superior um grupo de sete anjos sobre nuvens, sustentando taças nas mãos, reportando-se à passagem bíblica: "E um dos quatro animais deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da ira de Deus que vive pelos séculos dos século". (Apoc., XV, 7)
No registo inferior, paisagem com montanha e árvores.
Ao tratamento fruste, de marcante simplicidade, remetendo para uma pintura de cariz regionalista, associa-se uma graciosidade ingénua e um dinamismo compositivo conferido pela sobreposição de planos e pelo jogo de linhas que estes descrevem.
-
-
Origem/Historial: Apóstolo predilecto de Jesus, em cujo peito inclinou a cabeça na última cena e que acompanhou ao calvário. Escreveu o quarto evangelho e o Apocalipse. Morreu muito velho em Éfeso no ano 100. Veste túnica talar e o manto dos demais apóstolos. Algumas vezes com a casula sacerdotal. Geralmente imberbe e jovem por ter sido o mais novo dos apóstolos. Seu atributo pessoal é um coração com um copo? com uma serpente alada. Também o vemos com a palma do martírio ou com um caldeirão de azeite de que saiu imune. No século XVIII tem um pássaro na mão. algumas vezes acompanha o dragão das sete cabeças. Como evangelista acompanha-o a águia e objectos de escrever.
-
Incorporação: Proveniente do extinto Convento das Chagas de Lamego
-
Centro de Fabrico: Lamego - Portugal