A Mulher alada / Tecto / Capela
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 123 / 13
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 17/18
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: Pintura a óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 62 x Larg. 54,5
-
Descrição: Caixotão que integra o tecto da capela de São João Evangelista, com temática alusiva às visões do santo, tidas durante o exilio na ilha de Patmos.
Composição descentrada. Em primeiro plano, figura à direita, representando São João Evangelista, sentado, descalço, voltado a 3/4 para a esquerda. O rosto ovalado, de linhas suaves e expressão ausente, é ladeado por loiros caracóis. Enverga túnica rosa e manto vermelho, traçado sobre o braço esquerdo. Com a mão esquerda sustenta livro fechado, na direita a pena. Ao lado a águia transporta o tinteiro no bico. Num plano superior, à esquerda, Mulher alada, vestida com tunica vermelha e manto cinza, encontra-se suspensa sobre espessas nuvens, sobre as quais volteiam cinco seres alados (aves ou dragões). Tem as mãos unidas em posição de oração, por detrás desta brilha intenso resplendor.
Provavel alusão à passagem: "(...) foram dadas à mulher símbolo da Igreja Cristã duas asas duma grande águia" (Apoc., XII, 14)
-
-
Origem/Historial: Apóstolo predilecto de Jesus, em cujo peito inclinou a cabeça na última cena e que acompanhou ao calvário. Escreveu o quarto evangelho e o Apocalipse. Morreu muito velho em Éfeso no ano 100. Veste túnica talar e o manto dos demais apóstolos. Algumas vezes com a casula sacerdotal. Geralmente imberme e jovem por ter sido o mais novo dos apóstolos. Seu atributo pessoal é um coração com um copo com uma serpente alada. Também o vemos com a palma do martírio ou com um caldeirão de azeite de que saiu imune. No século XVIII tem um pássaro na mão. Algumas vezes acompanha o dragão das sete cabeças. Como evangelista acompanha-o a águia e objetos de escrever.
-
Incorporação: Proveniente do extinto Convento das Chagas de Lamego
-
Centro de Fabrico: Lamego - Portugal