Tricentenário de Camões 1880
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: BA 2590
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Gravura
-
Autor:
Casanova, Enrique; (Litógrafo)
Imprimerie Lemercier (Impressor)
-
-
Suporte: Papel.
-
Técnica: Litografia cromática sobre papel.
-
Dimensões (cm): Alt. 57.7 x Larg. 40.5
-
Descrição: Litografia cromática de uma composição da celebração do Tricentenário (da morte) de Camões. É composta por um fundo de uma cena marítima, com duas embarcações em navegação do lado esquerdo, e formações rochosas do lado direito, enquadrados de ambos os lado por vegetação tropical. No primeiro plano estão presentes quatro figuras sobre um frontão, duas do lado esquerdo que são a personificação da Ásia, evidente pelas roupas e acessórios, bem como pelo texto em baixo em que se lê "Asia", e do lado direito encontram-se as outras duas figuras, personificação da África, igualmente evidente pelo vestuário e acessórios e o texto em baixo. No frontão decorado, para além estarem presentes as palavras em que se lê "Asia" e "Africa", debaixo das mesmas encontram-se dois brasões não identificados. Ao centro encontra-se o brasão de armas do Rei de Portugal. Ao centro superior lê-se "Tricentenario ; de ; Camões ; 1880", com a duas figuras de anjos querubim pousados sobre nuvens a erguer uma lira radiante, e outras duas figuras de anjos querubim sobre o frontão a ler e a escrever.
Por debaixo da litografia pode ler-se "E. R. ; Imp. J. & A. Lemercier , Paris. ; L. D.". E. R. são as iniciais do proprietário da obra, Emilio Riché. Imp. J. & A. Lemercier, Paris é o nome da impressora, e o local de impressão. L. D. é desconhecido.
No verso da litografia faz referência aos registos BA 2019 e 2020 "O Livro do Centenário de Camões 1880 (Prospecto)" e "Festas do Centenario em Lisboa e da Academia das Sciencias", respetivamente. Dessa forma, a litografia cromática deve ter sido criada com o propósito de servir de frontispício para o livro a ser editado.
-
-
-
-