São João e a visão da cidade de Jerusalém / Teto / Capela
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 123 / 10
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 17/18
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: Pintura a óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 62,5 x Larg. 56
-
Descrição: Caixotão que integra teto da capela de São João Evangelista. Pintura a óleo sobre madeira com temática alusiva às visões do santo na ilha de Patmos.
São João encontra-se em primeiro plano ocupando o centro da composição, sentado, voltado a 45º para a direita. Sobre os joelhos sustenta livro aberto sobre o qual escreve. Enverga túnica e manto, caindo num drapeado largo acentuando a sua volumetria.
Ao seu lado a águia de asas abertas, volta a cabeça para o santo. Sobre esta, anjo em pé com vara na mão direita sustentado por nuvem. No último registo apresenta cidade - Jerusalém muralhada suspensa em nuvens, sobrepujada por imagem da Virgem, em pé, sobre crescente lunar.
Representação da passagem textual: "E o anjo que falava consigo (João) tinha a cana de ouro de medir, para medir a cidade (Santa Jerusalém) e as suas portas, e o muro. E a cidade é quadrangular, e tão comprida quanto larga (...)" (Apoc., XXI, 15, 16)
-
-
Origem/Historial:
Apóstolo predilecto de Jesus, em cujo peito inclinou a cabeça na última cena e que acompanhou ao calvário. Escreveu o quarto evangelho e o Apocalipse. Morreu muito velho em Éfeso no ano 100. Veste túnica talar e o manto dos demais apóstolos. Algumas vezes com a casula sacerdotal. Geralmente imberme e jovem por ter sido o mais novo dos apóstolos. Seu atributo pessoal é um coração com um copo? com uma serpente alada. Também o vemos com a palma do martírio ou com um caldeirão de azeite de que saiu imune. No século XVIII tem um pássaro na mão. algumas vezes acompanha o dragão das sete cabeças. Como evangelista acompanha-o a águia e objectos de escrever.
-
Incorporação: Proveniente do extinto Convento das Chagas de Lamego
-
Centro de Fabrico: Lamego - Portugal