São João Evangelista, visão de Jesus e Maria a encaminhar as almas para o Céu / Teto / Capela
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 123 / 19
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 17/18
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: Pintura a óleo sobre madeira
-
Dimensões (cm): Alt. 62 x Larg. 53,5
-
Descrição: Caixotão da capela de São João Evangelista.
Pintura a óleo sobre madeira com temática alusiva às visões do santo na ilha de Patmos.
Em primeiro plano, sentado, em posição frontal, ligeiramente voltado para a esquerda, S. João Evangelista apoia com a mão esquerda o livro aberto que sustenta sobre os joelhos, com a direita a pena. Ao seu lado a águia segura no bico o tinteiro. Em segundo plano, sob um céu de nublado, apresenta-se à esquerda, figura da Virgem e de Cristo, em pé. A Virgem apresenta as mãos em posição de oração. Cristo mostra as chagas resultantes da crucificação, igualmente visíveis nos pés.
Enquadradas por anjos alados três figuras, representando três almas, são conduzidas por estes, definindo uma linha ascendente terminando no ângulo superior direito, donde se projetam raios de luz, simbolizando o paraíso.
-
-
Origem/Historial: Apóstolo predilecto de Jesus, em cujo peito inclinou a cabeça na última cena e que acompanhou ao calvário. Escreveu o quarto evangelho e o Apocalipse. Morreu muito velho em Éfeso no ano 100. Veste túnica talar e o manto dos demais apóstolos. Algumas vezes com a casula sacerdotal. Geralmente imberme e jovem por ter sido o mais novo dos apóstolos. Seu atributo pessoal é um coração com um copo? com uma serpente alada. Também o vemos com a palma do martírio ou com um caldeirão de azeite de que saiu imune. No século XVIII tem um pássaro na mão. algumas vezes acompanha o dragão das sete cabeças. Como evangelista acompanha-o a águia e objectos de escrever.
-
Incorporação: Proveniente do extinto Convento das Chagas de Lamego
-
Centro de Fabrico: Lamego - Portugal