Descrição: Placa de xisto gravada, de contorno oval, com duas perfurações cónicas na parte superior, decorada numa só face com nove faixas paralelas e horizontais de pequenos triângulos preenchidos a reticulado, contornadas por barras laterais lineares.
Origem/Historial: Espólio proveniente de trabalhos de escavação realizados na Lapa da Galinha, por José de Almeida Carvalhais funcionário do MNA, sob orientação do arqueólogo Félix Alves Pereira no ano da sua descoberta - 1908. Trata-se de uma necrópole atribuída ao período Neolítico Final e Calcolítico, pois poderá ter sido utilizada durante um largo período de tempo. A sua exploração que se revelou bastante trabalhosa forneceu um rico espólio associado a crâneos e ossos longos.
PEREIRA, Félix Alves - "Chronica". O Arqueólogo Português, vol. XIII. Lisboa: Imprensa Nacional, 1908
SÁ, M. Cristina Moreira de - A lapa da Galinha, Actas e Memórias do I Congresso Nacional de Arqueologia. Lisboa: Instituto de Alta Cultura, 1959
GONÇALVES, V.S., ANDRADE, M.A., PEREIRA, A. (2014). As placas votivas (e o báculo) da lapa da Galinha, na primeira metade do 3º milénio a.n.e. Estudos Arqueológicos de Oeiras, 21, p.109-158.
CALKER, D.S. (2020). Revisitar a Lapa da Galinha (Alcanena, Santarém): as práticas funerárias no Maciço Calcário Estremenho (4º e 3º milénios a.n.e). Universidade de Lisboa, Vol I-II.