Técnica: prata dourada, fundida, relevada e incisa.
Dimensões (cm): Comp. 17,09
Descrição: Crossa formada por duas volutas entrosadas por um anel oitavado: a superior, com enrolamento central em espiral; a inferior com enrolamentos nas extremidades. O conjunto descansa num elo octogonal. Separada da crossa por um aro circular, compósito e por uma secção de tambor cilíndrico, encontra-se uma urna. Ornamentação de laçarias, enrolamentos fitomórficos e folhas de acanto sobre fundo de pequenas estrias verticais. O anel é formado por dois aros circulares compósitos, uma secção de tambor cilíndrico onde se inscreve o texto em epígrafe e um novo aro circular que mostra um friso de diminutos dentículos. A haste é constituida pelo tramo inferior da peça da crossa e por seis canudos desmontáveis, ocos, que apresentam entre duas tarjas lisas, uma faixa de laçarias, volutas e enrolamentos fitomórficos, simétricos, sobre fundo de punções circulares, emoldurada por dois filetes entrançados.
Origem/Historial: Ermida (hoje igreja paroquial) de São Brás,Évora. Doado a São Brás pelo Cónego Diogo de Miranda Henriques, Deão do Cabido da Sé de Évora.
Incorporação: Depósito da Câmara Municipal de Évora
Bibliografia
Catálogo Ilustrado da Exposição de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola, nº 249. Lisboa: 1882
ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VII, Concelho de Évora, vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Art, 1966
Exposição de Ourivesaria Portuguesa (séc XVI-XVII). Évora: 1957
PEREIRA, Gabriel - Estudos Eborenses, II, 2ª ed. Évora: Nazareth, 1948
Roteiro de Ourivesaria. Lisboa: SEC-IPPC, 1980
Exposições
Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola
Lisboa
Exposição Física
Exposição de Ourivesaria Portuguesa (séculos XVI-XIX)
Évora
Exposição Física
História do Município de Évora
Palácio D. Manuel, Évora
Exposição Física
Exposição Tesouros do Museu de Évora - Entre a Seda e o Ouro