Descrição: Taça de cerâmica lisa com carena mediana, de forma muito fechada, bordo de lábio arredondado e fundo convexo. Apresenta pasta compacta e homogénea e superfíes alisadas.
Origem/Historial: As Antas da Herdade dos Galvões foram escavadas por José Leite de Vasconcelos no ano de 1905 segundo as suas notas.
De ambos os monumentos ele esboçou a planta após a escavação registando as dimensões de todos os esteios e a estratigrafia dos mesmos, bem como o material recolhido.
No monumento N.º 1, uma anta de câmara poligonal e corredor, recolheu a maioria do espólio conhecido desde a obra de fundo do Megalitismo do casal Leisn... Ver maiser (1959). Contudo, do espólio apresentado não se conhece a localização de uma colher cerâmica (desenhada pelo próprio José Leite de Vasconcelos) mas que nem chegou a receber n.º de inventário no Museu Etnológico.
Este monumento terá sido intervencionado antes da escavação de José Leite de Vasconcelos pois ele registou o aparecimento de diversos fragmentos cerâmicos à superfície e colagem de fragmentos encontrados em níveis muito diversos.
O monumento N.º 2, segundo informações que José Leite recolheu, teria sido já remexido e escavado antes da sua intervenção, havendo mesmo referência ao aparecimento de uma arrecada em ouro (informação sobre a qual o arqueólogo revela algumas interrogações). Neste monumento foram apenas recolhidos alguns fragmentos de cerâmica.