Painel de azulejos
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 111
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1676/1700
-
-
Técnica: majólica
-
Dimensões (cm): Alt. 28 (painel); 13,8 (unidade) x Larg. 17,8 (painel); 13,8 (unidade)
-
Descrição: Painel formado por um módulo de padrão 2 x 2, de um só elemento, realizado em azul. O centro de rotação principal é constituído por uma flor com pétalas radiais do qual partem pequenos ramos. O padrão gera ainda um segundo centro de rotação com uma estrela de folhagens, e um terceiro na forma de um botão, repetido em cantos opostos.
-
-
Origem/Historial: Durante o século XVII, os interiores dos edifícios civis e religiosos foram revestidos com composições de azulejaria seriada, formados pela repetição de um padrão, ao qual estavam associados elementos de guarnição (frisos, cercaduras e barras). Os quatro azulejos desse painel formam um módulo completo de uma padronagem tradicionalmente conhecida como "padrão de camélias" que, no último quartel do século XVII, passam a ser realizados apenas em azul e branco. O catálogo realizado pelo historiador Santos Simões identifica-o com o número de P-221.
-
Incorporação: Desconhecido
-
Centro de Fabrico: Lisboa
Bibliografia
- SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVII, 2 vols. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971