Painel de azulejos
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Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
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Nº de Inventário: ME 100
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Cerâmica
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Autor:
Autor desconhecido (-)
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Datação: 1626/1650
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Técnica: Majólica
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Dimensões (cm): Alt. 28 (painel); 13,8 (unidade) x Larg. 28 (painel); 13,8 (unidade)
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Descrição: Painel formado por quatro azulejos de padrão, de módulo 2 x 2, realizado em azul, amarelo e amarelo torrado. Os dois centros de rotação são constituídos por motivos vegetalistas, delimitados por um esquema de laçarias. A mesma padronagem foi utilizada para a composição dos painéis ME 99 e ME 112.
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Origem/Historial: Durante o século XVII, a azulejaria seriada foi utilizada como material de revestimento de superfícies murais de edifícios religiosos e civis. Os tapetes eram formados pela combinação de um padrão com elementos de guarnições (barras, cercaduras e frisos). A montagem de apenas um módulo do padrão procura demonstrar o sistema operativo da azulejaria seriada, nesse caso com uma variante dos padrões P-41, P-42 e P-43, segundo a classificação de Santos Simões. Reinaldo dos Santos aponta a influência de um motivo semelhante produzido pelas olarias de Sevilha, nos finais do século XVI. Na região de Évora, esse padrão foi utilizado na Igreja de São Mamede, provável origem desses exemplares.
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Incorporação: Desconhecido
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Centro de Fabrico: Lisboa
Bibliografia
- SANTOS, Reinaldo dos - O Azulejo em Portugal. Lisboa: Editorial Sul Limitada, 1957
- SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVII, 2 vols. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971
- SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVII. II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1971