Painel de azulejos
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 144
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1626/1650
-
-
Técnica: Majólica
-
Dimensões (cm): Alt. 98,5 (painel); 13,5 (unidade) x Larg. 97,5 (painel); 13,5 (unidade)
-
Descrição: Painel formado por 60 peças de azulejaria seriada, com os azulejos dispostos em linhas diagonais, realizados na técnica de majólica, e com a utilização de uma paleta variada, com tons de azul, amarelo, verde e ocre. A composição articula faixas diagonais, com um florão isolado nos cantos, formando um quadrado que delimita um padrão de módulo 2.2.
-
-
Origem/Historial: O esquema de montagem desse exemplar de azulejaria seriada mostra um enriquecimento decorativo das linhas geométricas das composições enxaquetadas, em voga desde o último quartel do século XVI. As tarjas foram classificadas por Santos Simões com o número de P-73, os elementos de intersecção com o número de P-4, e o padrão como P-11. Na região de Évora foram utilizados no revestimento da Capela do Santíssimo Sacramento da Igreja de Santo Antão, provável origem dos exemplares da colecção do Museu de Évora.
-
Incorporação: Desconhecido
-
Centro de Fabrico: Lisboa
Bibliografia
- SANTOS, Reinaldo dos - O Azulejo em Portugal. Lisboa: Editorial Sul Limitada, 1957
- SIMÕES, João Miguel dos Santos - "Alguns azulejos de Évora (Continuação)" in A Cidade de Évora, nºs 6. Évora: Comissão Municipal de Turismo, 1944