Cristo crucificado
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 2052
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1750
-
-
Técnica: Majólica
-
Dimensões (cm): Alt. 114,3 (painel); 14 (unidade) x Larg. 54,3 (painel); 14 (unidade)
-
Descrição: Painel com 16 azulejos recortados, realizados em azul e branco, com a representação da crucificação de Cristo. Cristo está representado com a coroa de espinhos e a cabeça aureolada, de olhos cerrados, com uma ferida sob o peito. O corpo, crucificado com os pés sobrepostos, está ligeiramente pendente da cruz. Esta tem uma moldura externa de filete, e no topo a inscrição: I.N.R.I. O cronograma 1750 está pintado na base. Como modelo para esse con...
Ver maisjunto, foi provavelmente utilizada uma gravura aberta por Charles de Beauvais a partir de uma obra de Louis van Loo (Biblioteca Pública de Évora, gaveta 5, volume 14, gravura 89) Fechar
-
-
Origem/Historial: Com alguma frequência, desde o século XVI, os azulejos foram utilizados para assinalar o trajecto da procissão do Senhor dos Paços, identificando as Estações da Via Sacra. O Convento de Santa Helena do Monte Calvário, em Évora, possui um conjunto desses painéis aplicados no claustro e nas paredes exteriores da capela da cerca, numa encomenda contemporânea da realizada para a Capela do Pé da Cruz, de Faro. Veja-se ainda o painel, um...
Ver mais pouco mais tardio, da Rua do Pregoeiro, n.º 2-4, em Lisboa. Fechar
-
Incorporação: Desconhecido
-
Centro de Fabrico: Lisboa
Bibliografia
- ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VII, Concelho de Évora, vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Art, 1966
- MECO, José - O Azulejo em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa, S.A., 1993
- SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979